DE MARIANA  – O distrito de Paracatu de Baixo, distante cerca de 50 km de Bento Rodrigues também foi afetado pelo rompimento das barragens da mineradora Samarco. A informação é do próprio prefeito de Mariana, Duarte Júnior (PPS).

“Também não é só Bento Rodrigues, essa lama desceu pelo córrego e chegou à esse distrito [de Paracatu] também. E infelizmente invadiu esse distrito. Graças a Deus a gente percebeu isso com uma certa antecedência e retiramos as pessoas que lá estavam.”, disse o prefeito em entrevista para o canal Globo News.

Ainda segundo as informações de Duarte, as pontes que ligam essas regiões foram destruídas pela lama, o que acabou dificultando o acesso das autoridades e a saída dos moradores. A Prefeitura de Mariana e os demais órgãos envolvidos no resgate às vitimas ainda não sabem quantas pessoas podem estar ilhadas na região de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo.

Durante o fim da tarde, quando o acidente ocorreu, os moradores de Bento Rodrigues foram informados de que deveriam evacuar a área por motivos de segurança e se dirigirem até o distrito de Camargos, localizado em uma região mais alta.

Declaração da empresa

A mineradora responsável pela barragem de Fundão e Santarém declarou, por meio de um vídeo na internet, que “acionou o plano de ação emergencial de barragens, colocando em ação, junto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outras instituições competentes todas as ações previstas no plano. E mobilizando todos os esforços necessários para priorizar o atendimento das pessoas”. Porém, citou que ainda não conseguem relatar as causas do acidente e nem a extensão dos prejuízos, disse o diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi.

Suporte aos desabrigados

Os moradores de Mariana e Ouro Preto estão realizando campanhas para doações de roupas aos desalojados. Nas redes sociais grupos se mobilizaram para encaminhar os donativos para o Centro de Convenções, na região central da cidade. Para comportar todos, dois espaços foram cedidos pela prefeitura, sendo a arena de esportes – que servirá de abrigo – e o espaço de convenções, que receberá as peças de roupas, alimentos e outros itens.

COMENTE

You may also like

Comments

Comments are closed.